Editorial – Maio de 2020

VIVENDO DIAS DIFÍCEIS, DIAS MAUS

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” (Efésios 6:10-13).

Paulo encoraja a igreja a tomar a armadura de Deus para resistir o dia mau (6:13). O dia mau é o dia das provas, crises inesperadas, dor e sofrimento que parecem não ter fim. São os dias críticos em que a tentação parece nos engolir, as injustiças parecem não ter fim ou limites. São os dias em que nossas forças e experiências não serão suficientes para resistir os ataques que vem de todos os lados. Satanás procura nos intimidar e destruir com suas artimanhas e tentações.
Todos os dias nos deparamos com situações inesperadas, com reações de pessoas, que jamais imaginaríamos fazer coisas tão absurdas e tristes. É diante desse quadro, o qual, poderíamos ampliar em outras áreas, tais como: casamento, família, vida financeira, enfermidades (como a depressão). Enfim, o dia mau chega e não sabemos que resposta oferecer a esses dias. Como reagir?

Tiago diz: “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:12).
Meus amados e queridos irmãos, jamais imaginaríamos passar os dias que estamos vivendo. No entanto, eles estão aí, cheios de surpresas, perdas, distanciamentos, injustiças, crises sem precedentes, desordem financeira no mundo inteiro, e consequentemente, muitas mortes.

Diante desse quadro, cada um se preocupa com aquilo que o incomoda ou ameaça. Empresários com suas perdas, os trabalhadores com a falta de renda e perda de seus empregos. Todos estão perdendo alguma coisa de alguma maneira. “É O DIA MAU!” Ele chegou para todos nós. O que fazer? Como reagir?

A Bíblia diz: “Portanto, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10). “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais resistir o dia mau” (6:13).

Como igreja, temos nas mãos as respostas, as armas que precisamos usar nesses dias. No entanto, o povo de Deus ainda não está treinado, preparado para usar essas armas. Por quê?

Armas espirituais somente são usadas por pessoas espirituais. Paulo diz: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido” (I Coríntios 2:14-15).

Tomar a armadura de Deus não será possível com vidas carnais, mas sim, com vidas santas e cheias de fé. Esse fortalecimento espiritual de que Paulo fala, é o conhecimento verdadeiro de Deus (João 15:7,17:3). Quando Davi foi atacado pelos amalequitas, ele se fortaleceu em Deus, antes de lutar por sua família (I Samuel 30:1-8).

Eis um momento único para o povo de Deus responder a tudo que está acontecendo no mundo. Uma igreja forte, santa, revestida do Senhor, com sua armadura, apta para a guerra.

Meus amados, todos sabemos o final da história. A pergunta é: De que lado estou? Estou levando a sério meu relacionamento com Deus? Pois, se Deus é por nós; quem será contra nós (Romanos 8:31).

Que Deus nos abençoe nestes dias maus.

Pr. Sebastião Brito Netto