Sobre
Conheça a história da Igreja Batista Alameda

A evangelização do nosso bairro se inicia muito antes da nossa existência como Igreja formalmente organizada, através de iniciativas de trabalho evangélico nesta região já ocorriam em 1936 através da realização de Cultos ao ar livre, piqueniques e atividades de Estudo Bíblico, realizados na residência da Ir. Ruth Lídia Dichom Sulzbacher, que viria a tornar-se um dos membros fundadores desta igreja nos próximos anos. Tal casa localizou-se nas esquinas das ruas Al. Princesa Isabel e Marechal Bernardino Bormann, onde atualmente ergue-se o edifício “Morada da Princesa” localizado em frente à atual casa da administração.
Passados quase vinte anos, Deus colocava na juventude da Primeira Igreja Batista de Curitiba um intenso ardor evangelístico, e liderados pelos pastores João Emílio Henck e A. Ben Oliver realizavam cultos evangelísticos nos Domingos à tarde e 5as Feiras à noite na residência da Família Alves e Silva, localizada na esquina das ruas Martim Afonso e Carneiro Lobo (atual Gen. Aristides Athayde Junior).
Participavam destas reuniões os que membros da família, Sr. Estanislau, Sra. Tomásia, os filhos, Juvenal, João, Manoel, Júlia e Marcelina, juntamente com os Irmãos em Cristo das famílias Thomaz (João, Adelaide, Nelson, Wilson, Vilma, Ivette…), Kozakewiczk (Romão, Maria, Lídia, Duny, Janete,…), Alves Ribas (Euzínia, Saara, Raquel,…) da Ir. Anna Hecke e sua filinha Zilda (13 anos) e também da menininha Daisy Batista dos Santos (10 anos).
Períodos pastorais da Alameda:
Década de 50
Houve um intervalo de aproximadamente três anos e meio, e as iniciativas evangelísticas da juventude da Primeira Igreja Batista de Curitiba, retornaram a esta região, agora sob a visão do novo pastor o Pr. Valter Kaschel. Este servo de Deus, residindo na casa localizada na esquina das ruas Desembargador Mota e Augusto Stelfeld, acompanhava diariamente o fluxo de ônibus e pessoas a pé que transitavam deste bairro em direção ao Centro da Cidade e isto inclinava o seu coração no desafio e na meta de liderar a implantação de 10 novas igrejas em Curitiba antes de deixar o pastorado da igreja. Esta visão moveu-o a estimular a juventude no ASSUMIR deste desafio que Deus colocava em seu coração.
Assim através de uma das duas Uniões de Mocidade (João Emílio Henck e Eurico Alfredo Nelson) os trabalhos evangelísticos recomeçavam na região, cabendo a responsabilidade e privilégio do trabalho nesta região à União de Mocidade EURICO ALFREDO NELSON, liderada pelo jovem Samuel Mitt. As pregações realizadas ao Ar Livre nas esquinas do bairro, logo foram notadas pelo Ir. Casemiro Cernianskas que gentilmente cedeu a sala de sua residência, localizada na esquina das ruas Martim Afonso e José Bernardino Borman, para a realização regular das reuniões nos Domingos à tarde, visto que, nos domingos pela manhã já se realizavam atividades de Escola Bíblica Dominical lideradas pela Igreja Cristã Evangélica. Algumas reuniões ocorreram nesta casa, mas Deus operava e nos corações de alguns irmãos nascia o desejo intenso do estabelecimento de um trabalho firme e consolidado.
Neste contexto, chega ao conhecimento da Ir. Adelaide Pereira Thomaz o fato de estar à venda um imóvel, com uma casa de madeira, cor verde escura e janelas marrons, localizada à Alameda Princesa Isabel, entre as ruas Euclides da Cunha e José Bernardino Bormann. Tal imóvel foi adquirido pela Primeira Igreja Batista de Curitiba e após algumas reformas foi adaptada para templo, atendendo também às necessidades de comportar provisoriamente a residência pastoral.
Assim, no dia 05 de junho de 1955, com a presença de sete pastores organizados em concílio, e grande número de assistentes, precisamente às quinze horas e trinta minutos, iniciava-se o Culto de Organização da IGREJA BATISTA DO BIGORRILHO, sob a coordenação do Presidente do Concílio – Pr. Walter Kaschel, auxiliado pelo Secretário – Pr. Guiné Romero Junior, e pelos pastores Dr. Lester C. Bell que procedeu a Oração de Dedicação e o Dr. A. Ben Oliver a quem coube o privilégio da pregação da Palavra. Tal evento contou também com a brilhante participação do Coral da Primeira Igreja Batista de Curitiba.
Ficou assim constituída a primeira diretoria:
Presidente: Pr. Walter Kaschel; Vice-Moderador: Sérvulo Canêdo da Silva; 1ª Secretária – Daisy Batista dos Santos; 2ª Secretária – Ivette Thomaz; 1ª Tesoureira – Zilda Hecke; 2° Tesoureiro – Manoel Gonçalves Neto.
MEMBROS FUNDADORES: Sérvulo Canêdo da Silva, Hercílio Alves, Manoel Gonçalves Neto, Ruth Rocha Gonçalves, Luiza Gogel, Zilda Hecke, Daisy Batista dos Santos, Ruth Lídia Dichom Sulzbacher, Olga Gogel, Odelina G. Romano, Eusínia Alves Ribas, Dorotheia de Marochi, Raquel Alves Ribas, Anna Hecke, Casemiro Cernianskas, Rosicler Santana, Dolores Vera Santana, Adelaide Pereira Thomaz, Maria Breginska Kozakewiczk, Joel Lopes, Ivette Thomaz, Raul Dubois, e Eudócia Andrade.
1º Pastorado - 05/06/1955 a 19/10/1955
Pr. Walter Kaschel – 5 meses e 14 dias
Mesmo na condição de Pastor da Primeira Igreja Batista de Curitiba, assume a condição de Presidente desta nova igreja, orientando-a nas providências iniciais até que seja possível o estabelecimento de uma liderança pastoral escolhida e determinada pela própria igreja. As atividades da Igreja, neste período são dirigidas pelo Ir. Sérvulo Canedo da Silva, jovem dinâmico que sempre se destacou no envolvimento deste trabalho, desde sua fase inicial. Logo ao final deste mesmo ano o Ir. Sérvulo despede-se da Igreja para ingressar no Seminário, sendo atualmente pastor em Goiânia.
Dentre as muitas recordações deste período estão o dinamismo e unidade da juventude, que contagiava toda a igreja, que sempre estava toda envolvida nas programações.
2º Pastorado - 19/10/55 a 25/06/61
Pr. Paulo Mitt – 5 anos – 6 meses e 20 dias
Em 19 de outubro de 1955, assume o Pastorado da Igreja o Pr. Paulo Mitt, transferindo residência da cidade de Santa Maria – RS, juntamente com sua esposa Ir. Igy Ungarretti Mitt, acumulando também o pastorado da Igreja Evangélica Batista do Guabirotuba.
3º Pastorado - 25/06/61 a 14/02/62
Pr. Abílio Pereira Gomes – 8 meses e 20 dias
Em 25 de junho de 1961, realizava-se o Culto de Gratidão a Deus pelo tempo de ministério do Pr. Paulo Mitt nesta igreja e posse do Pr. Abílio Pereira Gomes, oriundo da Igreja Batista de Lindinópolis – BA. Indelevelmente marcado nas mentes e corações das pessoas que vivenciaram esta época, e confirmados pelos registros históricos assim enunciados:
“No dia 14/Fev/62 já hospitalizado, solicita permissão do hospital para participar do convívio com a igreja ocasião em que presidiu uma assembléia e ministrou a Palavra do Senhor baseando-se em I Pe 5:1-9. Foi este o último contato com a igreja, pois dali a 15 dias, precisamente no dia 01/Mar/62 às 19h00 o Senhor o chama para Seu convívio.”…
1º Período Interpastoral - 14/02/62 a 28/04/63
Ir. Nelson Thomaz – 01 ano – 2 meses e 7 dias
Ao longo do período de afastamento do Pr. Abílio e prosseguindo após o seu falecimento
assume a liderança da igreja o Vice-Moderador Ir. Nelson Thomaz
3º Período Pastoral - 28/04/63 a 21/12/69
Pr. Alípio Xavier Assumpção – 6 anos – 7 meses e 19 dias
Assume solenemente a liderança da igreja o Pr. Alípio Xavier Assumpção. Inicialmente
dividindo seu tempo com a Igreja Batista de Antonina de onde estava saindo e
posteriormente acumulando a função de professor no magistério público.
15/09/63
A igreja inicia articulações a fim de proceder a demolição da casa de madeira adaptada a
templo e inicia a elaboração do cronograma da construção do templo atual.
28/05/64
Culto de Inauguração do templo atual, durante período de Conferências com a
participação do Rev. Walter Kaschel, nos dias 28 a 31 de maio, com a participação de
460 pessoas.
2° Sem/68
Inicia-se formalmente um Ponto de Pregação em São Braz, em Vila Serrador, na residência do Ir. João de Souza Neto.
22/06/69
Pr. Xavier Assumpção solicita sua exoneração do pastorado da igreja, porém, continua atuando de forma a auxiliar o Vice-Moderador Ir. Hercílio Alves, até que assuma um novo Pastor.
21/12/69
Pr. Xavier Assumpção despede-se do ministério da Igreja Batista do Bigorrilho.
2º Período Interpastoral - 21/12/69 a 22/03/70
Ir. Hercílio Alves – 2 meses e 7 dias
Com a saída do Pr. Alípio Xavier Assumpção, do pastorado da Igreja, em 21 de
Dezembro de 1969, sssume a liderança da igreja o Vice-Moderador Ir. Hercílio Alves.
4º Período Pastoral - 22/03/70 a 12/08/72
Pr. Hermano Árcega – 2 anos – 4 meses e 11 dias
22/03/70
Culto de Posse do Pr. Hermano Árcega Forte ênfase missionária no seu período de ministério confirmada com a criação de uma Associação Missionária na igreja, fundada em 21/02/72 e dissolvida em 19/07/72, sendo que esta associação promoveu um Congresso Missionário na igreja durante os dias 17 a 20/02/72
15/12/71
Em Assembléia Geral Extraordinária a Igreja Batista do Bigorrilho aprova o seu Estatuto, passando doravante a denominar-se IGREJA BATISTA NA ALAMEDA PRINCESA ISABEL.
12/08/72
Sai do pastorado da igreja o Pr. Hermano Árcega.
No período de liderança pastoral do Pr. Hermano Árcega, em Assembléia Geral Extraordinária realizada no dia 15/12/71, a Igreja Batista do Bigorrilho aprova o seu Estatuto, passando doravante a denominar-se IGREJA BATISTA NA ALAMEDA PRINCESA ISABEL.
3º Período Interpastoral - 12/08/72 a 07/04/74
Ir. Hercílio Alves & Ir. Miguel Dias – 01 ano – 7 meses e 19 dias
Com a saída do Pr. Hermano Árcega, assume a liderança da Igreja, o Vice-Moderador Ir.
Hercílio Alves que alterna a liderança da igreja com o Ir. Miguel Dias, por ocasião da
transferência do local de trabalho do Ir. Hercílio para a cidade de Cruzeiro d’Oeste – PR.
5º Período Pastoral - 07/04/74 a 31/06/76
Pr. David William Doonan – 2 anos – 1 mês e 4 dias
07/04/74
Em Assembléia Geral extraordinária a igreja confirma o nome do Pr. David William Doonan no pastorado da mesma.
19/02/75
O Pr. David W. Doonan apresenta à igreja reunida em Assembléia Regular Mensal o projeto de construção e orçamento das reformas junto ao hall de entrada do templo, que determinaram a construção de 03 novas salas para reuniões e estudos bíblicos. São elas: Sala “Anna Hecke”(hoje demolida – área do atual hall de entrada); Sala “Nelson Thomaz”(atual Berçário) e Galeria “Abílio Pereira Gomes).
21/05/76
A igreja decide solicitar doação de recursos financeiros à Missão Batista do Sul dos Estados Unidos tendo em vista a oportunidade de aquisição de um lote de terreno em lugar estratégico para abertura de futuro trabalho evangélico. Tal terreno situa-se no Jardim Santo Inácio e foi vendido em Abril/96, por R$ 15.000,00 para completar o valor da entrada do pagamento dos terrenos da Al. Júlia da Costa para a construção do Centro Comunitário Cristão.
31/05/76
Pr. David W. Doonan decide sair do pastorado da igreja em função de necessidade ligada ao desempenho de suas atividades como missionário da Baptist Missionary Societ.
6º Período Pastoral - 31/05/76 a 19/03/77
Pr. Avelino Ferreira – 9 meses e 24 dias
31/05/76
Assume interinamente a liderança da igreja o Pr. Avelino Ferreira
15/01/77
A igreja decide unanimemente convidar o evangelista Ir. Vicente Cropolato Neto para assumir o pastorado. Este aceita tal convite e a pedido da igreja é nomeado o Concílio Examinador que o submete a exame em 15/02/77 nas instalações da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Sendo aprovado em tal exame o prezado irmão é ordenado Pastor no dia 19/03/77, às 20h00, no templo da Igreja Batista na Alameda Princesa Isabel.
7º Período Pastoral - 19/03/77 a 14/11/78
Pr. Vicente Cropolato Neto – 01 ano – 7 meses e 19 dias
19/03/77
Ordenado ao Ministério da Palavra e empossado no pastorado desta igreja o Pr. Vicente Cropolato Neto, após aprovação em exame de concílio no dia 15/02/77.
08/04/78
Organizada em igreja a Congregação Batista em Vila Serrador passando a denominar-se doravante Igreja Batista Nova Jerusalém sob a liderança do Seminarista e Evangelista Ir. Valdir Rodrigues de Souza. Reunida em Assembléia Geral Extraordinária a igreja decide iniciar campanha para aquisição de parte da área do terreno à venda ao lado do templo. O negócio foi consumada com o Sr. Alfredo Carlos Langner, entrando como parte do pagamento 03(três) lotes de terreno pertencentes à igreja e localizados em São Braz próximo ao portão dos fundos do Clube Três Marias, planta Vila Carvalho, lotes n° 3, 4 e 5.
14/10/78
Pr. Vicente Cropolato Neto comunica sua decisão de deixar o ministério desta igreja no prazo de 30 dias.
4º Período Interpastoral - 14/11/78 a 21/02/79

Ir. Hercílio Alves & Ir. Miguel Dias – 3 meses e 8 dias
Alternaram-se na liderança da igreja os irmãos:
1°Vice-Mod. Hercílio Alves;
2°Vice-Mod. Ir. Miguel Dias.
8º Período Pastoral - 21/02/79 a 01/09/79
Pr. André Scott – 6 meses e 15 dias
21/02/79
A igreja decide convidar para assumir o pastorado o Pr. André Scott colaborando conosco como Pastor Interino durante o período que permaneceu nesta Capital.
9º Período Pastoral - 01/09/79 a 30/12/79
Pr. Valdir Rodrigues de Souza – 3 meses e 9 dias
01/09/79
Em culto solene é empossado interinamente no pastorado da Igreja o Pr. Valdir Rodrigues de Souza.
15/12/79
Passa a colaborar conosco o casal de Seminaristas Waldi Frey e Shirley Frey , alunos do Seminário Teológico Batista do estado do Paraná.
15/12/79
Sendo transitória a estada do Pr. Valdir em nosso meio, no dia 15/12/79 a igreja decide convidar o Pr. Altair Prevedello a assumir o pastorado de nossa igreja, fato este que se confirma com o Culto de posse na noite de 30/12/79.
10º Período Pastoral - 30/12/79 a 06/06/82
Pr. Altair Prevedello – 2 anos – 5 meses e 13 dias
30/12/79
Culto de Posse do Pr. Altair Prevedello.
18/11/81
Saída do casal Waldi e Shirley Frey e do seu filhinho Anderson (Peto).
17/03/82
A igreja convida o casal de seminaristas Almir Seifert e Marta Esperandio para auxiliar
nas atividades da igreja.
23/05/82
Pr. Altair Prevedello comunica sua exoneração do pastorado a partir de 06/06/82.
5º Período Interpastoral - 06/06/82 a 15/11/82
Ir. Hercílio Alves – 5 meses e 13 dias
06/06/82
Assume a liderança da igreja o Vice-Moderador Ir. Hercílio Alves.
18/08/82
A igreja decide a compra do lote de terreno situado na localidade de Passaúna, Município de Campo Largo, Planta Jardim D. Pedro II, e ali iniciar um trabalho evangélico.
19/09/82
A igreja decide convidar o Pr. Joaquim Gonçalves da Silva para assumir o pastorado.
11º Período Pastoral - 15/11/82 a 18/05/88
Pr. Joaquim Gonçalves da Silva – 5 anos – 6 meses e 15 dias
15/11/82
Realização de Culto de Posse do Pr. Joaquim Gonçalves da Silva. A igreja propõe iniciar atividades de Escola Bíblica Dominical no imóvel e lote de terreno
na Planta Jardim D. Pedro II, Município de Campo Largo, e para tanto procede melhorias básicas que viabilizem tal atividade.
08/07/84
A igreja iniciava deliberações sobre o início da construção de novas instalações no terreno ao lado do templo, que culminaram na construção das 07 novas salas, do Salão Social e respectiva cozinha. As efetivas providências para a realização de tal empreendimento foi coordenado ao longo do tempo pelos irmãos Pr. Altair Prevedello, Vitor Fernando Fylyk e Altair Prevedello Júnior.
15/11/84
Falecimento do Pr. Alípio XAVIER ASSUMPÇÃO (3° Pastorado).
12/06/85
A igreja convida o seminarista Ir. Manoel José de Lira Neto para trabalhar junto a Congregação Batista no Jardim D.PEDRO II.
10/10/85
Na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba, falece o Vice-Moderador Ir. Hercílio Alves, após 08 dias de internação hospitalar decorrente de um AVC(Derrame Cerebral).
19/02/86
Convite ao Seminarista Ir. Ismael Colluci da Igreja Batista do Guabirotuba, aluno do 2° Ano do Curso de Teologia no STBP, a fim de atuar na liderança do trabalho na Congregação Batista no Jardim D. Pedro II.
18/05/88
Lida perante a igreja reunida em Assembléia Regular Mensal a carta do Pr. Joaquim Gonçalves da Silva comunicando sua exoneração do ministério desta igreja. A assembléia acatou tal solicitação, acrescida do fato de retardar tal saída em 30 dias, até que se apurem devidamente as questões envolvidas em tal atitude.
6º Período Interpastoral - 18/05/88 a 28/08/88
Ir. Aristides Girardi – 3 meses e 8 dias
18/05/88
Assume a liderança da igreja o Vice-Moderador Ir. Aristides Girardi. Prosseguem as obras de construção das salas, salão social e cozinha no terreno ao lado do templo.
16/07/88
A comissão encarregada de apurar as questões envolvidas no pedido de exoneração do Pr. Joaquim Gonçalves da Silva, apresenta à igreja um relatório por escrito contendo os motivos que o levaram a tal situação.
A igreja decide convidar o Pr. Altair Prevedello para o exercício interino do seu pastorado.
12º Período Pastoral - 28/08/88 a 22/02/88
Pr. Altair Prevedello
5 meses e 14 dias
28/08/88
Culto de posse do Pr. Altair Prevedello. Prosseguem as obras de construção das salas, salão social e cozinha no terreno ao lado do templo.
03/12/88
Culto de inauguração do templo da Congregação Batista no Jardim D.Pedro II.
22/02/88
Pr. Altair Prevedello comunica à igreja pedido de exoneração da função de pastor interino da igreja por dificuldade em conciliar tal cargo com as atividades de Sec. Executivo da CBP.
7º Período Interpastoral - 22/02/89 a 06/05/89
Ir. Aristides Girardi – 2 meses e 6 dias
22/02/89
Assume a liderança da igreja o Vice-Moderador Ir. Aristides Girardi. Prosseguem as obras de construção das salas, salão social e cozinha no terreno ao lado do templo.
19/04/89
A igreja reunida em Assembléia Geral Extraordinária, toma conhecimento da resposta afirmativa da disposição do Pr. Valdir Rodrigues de Souza (13° Pastorado) em assumir o pastorado desta igreja, ficando agendado para o dia 06/05/89 o respectivo Culto de Posse.
13º Período Pastoral - 06/05/89 a 09/06/91
Pr. Valdir Rodrigues de Souza – 2 anos – 1 mês e 2 dias
06/05/89
Assume o pastorado desta igreja o Pr. Valdir Rodrigues de Souza. Prosseguem as obras de construção das salas, salão social e cozinha no terreno ao lado do templo.
17/02/90
A igreja toma conhecimento da vontade do Ir. Ismael Colucci em ser consagrado ao Ministério da Palavra, que é ordenado ao Ministério da Palavra, nesta igreja, no dia 16/06/90, após aprovação em exame de concílio no dia 06/06/90.
21/10/90
A igreja aprova alterações no seu Estatuto.
Abr/91
O Pr. Valdir Rodrigues de Souza comunica oficialmente a igreja a intenção de deixar o pastorado a partir de 09/06/91. A igreja decide na oportunidade convidar o Pr. Altair Prevedello a assumir o pastorado a fim de evitar solução de continuidade na liderança da igreja.
14º Período Pastoral - 02/06/91 a 04/08/91
Pr. Altair Prevedello – 2 meses e 5 dias
02/06/91
A igreja elege sua nova diretoria para o período eclesiástico 91/92, destacando-se o fato de eleger Presidente da igreja o membro e irmão Pr. Altair Prevedello.
Prosseguem as obras de construção das salas, salão social e cozinha no terreno ao lado do templo.
15º Período Pastoral - 04/08/91 a 19/04/92
Pr. Edward James Farris – 8 meses e 21 dias
04/08/91
O Pr. Altair Prevedello comunica à igreja a impossibilidade de continuar no pastorado da igreja, indicando o nome do Pr. Edward James Farris para substituição imediata no exercício do pastorado.
18/12/91
– A igreja aprova novamente as alterações no seu Estatuto, já aprovadas anteriormente em 21/10/90 não foi registrada em Cartório 20/10/91
– A igreja inicia deliberações sobre o modelo mais adequado para modificações no interior do templo (ambiente do púlpito e hall de entrada) e substituir a fachada do templo, decidindo-se na ocasião por um dos quatro modelos apresentados.
26/02/92
A igreja reunida em Assembléia Geral Extraordinária decide pelo afastamento do Pr. Ismael Colucci da liderança da Congregação Batista no Jardim D.Pedro II.
19/04/92
Pr. Edward James Farris despede-se do nosso convívio em função de sua transferência para a cidade de Brasília.
16º Período Pastoral - 19/04/92 a 31/03/95
Pr. Valdir Rodrigues de Souza – 2 anos – 11 meses e 28 dias
19/04/92
Assume interinamente o pastorado da igreja o Pr. Valdir Rodrigues de Souza. A igreja prossegue empenhada nas reformas referentes ao interior do templo e fachada principal.
31/05/92
Pr. Jairo Alves e sua esposa Ir. Leonésia Cunha Alves aceitam o convite para assumirem a liderança na Congregação Batista no Jardim D.Pedro II e seus nomes são confirmados pela igreja em assembléia nesta oportunidade.
16/08/92
O exercício do ministério do Pr. Valdir Rodrigues de Souza inicialmente em caráter interino evolui para dedicação integral.
09/10/94
Pr. Valdir Rodrigues de Souza comunica oficialmente à igreja sua decisão pessoal de deixar o pastorado da igreja no final do ano corrente. Na mesma oportunidade a igreja elege uma Comissão de Sucessão Pastoral.
21/12/94
Pr. Valdir Rodrigues de Souza comunica à igreja sua disposição em colaborar com a igreja adiando sua saída do pastorado até 31/03/95 o que foi prontamente aceito pela
igreja.
8º Período Interpastoral - 29/03/95 a 11/08/95
Ir. Uzias Alves – 4 meses e 12 dias
29/03/95
Antecipando em 02 dias a data determinada pela igreja, o Pr. Valdir Rodrigues de Souza transfere a liderança da igreja ao Vice-Moderador Ir. Uzias Alves. A igreja prossegue na conclusão de detalhes finais das reformas do interior do templo e da nova fachada, e já começa a detalhar o novo desafio da construção da Casa Pastoral, no terreno situado no Bairro Santo Inácio.
A igreja se dispõe a rever toda a sua estrutura, sua visão de ministério, redefinição do que temos sido até aqui e do que Deus realmente quer de nós, culminando com a escolha de um novo pastor para a igreja, em caráter integral e que nos conduza nesta visão de “um novo tempo neste ministério”.
17º Período Pastoral - 11/08/95 a 31/12/02
Rev. Mauro Clementino da Silva
7 anos 4 meses e 20 dias
24/02 a 01/03/95
A Igreja conhecia o Pr. Mauro, como Preletor Oficial do 15º Retiro Espiritual o Assumir/95, no acampamento Batista de Balsa Nova, com a participação de quarenta e uma pessoas.
01 a 04/07/95
O Pr. Mauro novamente está conosco como Preletor Oficial das comemorações do 40º Aniversário da Igreja. Desta vez já conhecemos a Ir. Mariza, que gentilmente se fez presente na ocasião.
18/06/95 – A Igreja reunida em Assembléia Geral Extraordinária, decide de forma unânime pelo convite ao Rev. Mauro Clementino da Silva para assumir o pastorado desta Igreja.
Após período de intensa luta, na madrugada de um dos Domingos seguintes, o Pr. Mauro comunica à Igreja, através de um lindo e comovente texto, a sua decisão em aceitar o convite a exercício do pastorado. O texto é lido à Igreja na mesma manhã, causando muita alegria e emoção a todos os presentes.
26/07/95
A Igreja reunida em Assembléia Regular Mensal, decide, a pedido do casal, pela solicitação da carta de transferência do pastor Mauro Clementino da Silva e da sua esposa irmã Mariza Cristina Martins da Silva, à 1ª Igreja Evangélica Batista de Campo Grande-MS, tendo em vista o propósito de cooperarem conosco por tempo indeterminado.
11/08/95 – A Igreja reunida especialmente convocada, empossa nas funções de pastor e presidente desta Igreja o Reverendo Mauro Clementino da Silva, nas formas e condições estabelecidas no Estatuto. Ao final da programação o reverendo Mauro Clementino da Silva dirigiu-se com clareza e ousadia a Igreja e a comunidade Batista ali representada, sintetizando as linhas de ação do seu Ministério e o compromisso para com a Igreja e a denominação,.
24 a 26/11/95
Como principal frente ministerial, e no entendimento de ser uma das principais estratégias de ministério, realiza-se o 1º MINFAL – Ministério de Famílias da Alameda, com a participação de 20 casais aqui de Curitiba, sendo 12 aqui da Igreja e 08 de outras igrejas da região. Tal evento foi ministrado por dois ministérios de casais de Campo Grande – MS, a saber: GRIFATER – Grupo de Integração Cristã da Terceira Igreja e MINFAC – Ministério da Família Cristã.
18º Período Pastoral - 31/12/02 a 17/01/04
Pr. André Barbosa Kaiser
Pastorado Atual
31/12/95
Assume interinamente o Ministério Pastoral desta Igreja o Pr. André Barbosa Kaiser
A saída do Pr. Mauro da liderança da igreja, na forma de Pastor Titular e Presidente da mesma, exige uma redefinição da atuação e responsabilidades dos pastores e obreiros que compõe o atual colegiado. Em decorrência do crescimento da Igreja e das demandas inerentes a este crescimento, necessário se faz a eleição de uma nova liderança pastoral interina para este período de transição, até a definição e posse de um novo Pastor Titular que venha liderar a igreja nos próximos anos.
Encaminhamento proposto: Após ouvir os obreiros citados abaixo, principalmente no que se refere à sintonia com os objetivos da Igreja e da sua disposição em prosseguir trabalhando conosco, propomos os seguintes encaminhamentos:
a) Manutenção no ministério colegiado desta Igreja nas área de atuação que se mostrarem estratégicas, e na forma adequada de preparo, habilidades e afinidades, dos obreiros: Pr. André Barbosa Kaiser, Pr. Gilson Borges da Silva, Profª Selene de Souza.
– O parecer sobre a continuidade do Pr. José Ribamar da Costa Alencar no quadro de obreiros, aguarda relatório da comissão que está incumbida de uma avaliação geral sobre a nossa missão no Jardim Guarani, popularmente denominada “Km 09”.
– O parecer sobre a continuidade dos seminaristas fica sob responsabilidade do Pastor interino.
b) Eleição do Pr. André Barbosa Kaiser como pastor titular e presidente da Igreja para o exercício do ministério interino de transição entre a saída do Pr. Mauro e a posse do novo Pastor Titular em processo de indicação por esta comissão, com alteração de valor salarial a ser proposto em nova assembléia por esta comissão, que prosseguirá estudando valores em entendimento com a nova equipe de liderança da Igreja.
c) Com relação à esta indicação e este contexto levamos em conta que a liderança do Pr. Kaiser tem condições plenas de enfrentar e vencer os seguintes desafios:
– Manter a Igreja unida e motivada;
– Orientar e acompanhar as lideranças dos diversos ministérios;
– Restaurar e ministrar cura para eventuais feridas emocionais e espirituais
– Atuar para fechar brechas que tem limitado a ação de Deus em nossas vidas;
– Que este período não seja apenas um período de transição, mas um tempo com propósitos, objetivos e metas.
– Que vejamos os ministérios trabalhando nos propósitos para o qual existem;
Para o exercício destes desafios o Pr. Kaiser oportunamente estará comunicando à Igreja a sua pauta de trabalho que se inicia através dos seguintes pontos:
– Atendimento pastoral no gabinete, devidamente agendado pela Secretaria, no período da noite, de 3ª a 6ª Feira das 19h30 às 22h00;
– Disponibilidade integral (24 horas) para o caso de emergências;
– Criação de um corpo diaconal que balize as decisões pastorais, seja âncora para a Igreja e dê sustentação, reforço e apoio à autoridade pastoral, ajudando as pessoas a entender isto;
– Estruturação de um processo de entrada de novos membros, que explicite de forma clara os principais pontos doutrinários, o funcionamento da Igreja, bem como os privilégios e responsabilidades de um membro de uma Igreja Batista;
– Levar a Igreja a uma busca maior de sua identidade denominacional, tanto a nível individual, conhecendo nossos princípios e doutrinas, bem como a nível coletivo, aumentando nossa participação nos eventos da denominação nos seus diversos níveis de abrangência;
– Corrigir o foco de atuação de alguns ministérios
O Pr. Kaiser enfatizou que sempre estará aberto a críticas, correções de postura, sugestões de melhorias, desde que encaminhadas de forma madura e responsável. Certos de estarmos propondo o melhor encaminhamento para os assuntos em questão, agradecemos a confiança em nós depositada, e reiteramos a necessidade do apoio integral da Igreja em oração.
19º Período Pastoral – 17/01/04 – Pastorado Atual
Pr. Sebastião Brito Neto – Pastorado Atual
Após uma busca intensa da vontade de Deus para a vida da Igreja, e quase um ano de trabalho da Comissão de Sucessão Pastoral, assume a liderança da Igreja o Pr. Sebastião Brito Netto.